O POS Cloudware permite a emissão de documentos de transporte, de entre os quais a Guia de Transporte e a Guia de Remessa.


Os documentos de transporte podem ser emitidos a partir do POS (ponto de venda) ou a partir da app Cloudware POS.


Emissão de um documento de transporte a partir do POS (ponto de venda)


No POS (ponto de venda), começa por adicionar os produtos a transportar, da mesma forma que fazes numa venda.  



Concluída a introdução dos produtos e respetivas quantidades, clica em Finalizar.


Aberta a página de configuração do documento, clica em Mais Opções.



No campo Cliente, pesquisa o cliente destinatário ou cria-o, caso ainda não conste da listagem de clientes no POS Cloudware.



No campo Documento, seleciona o tipo de documento de transporte que pretendes emitir.



No campo Transporte, seleciona Especificar e introduz os dados de carga e descarga.


Nos campos do Local de Carga, introduz a matrícula (campo não obrigatório), a data e a hora de carga e seleciona a morada no campo Selecionar. São mostradas as moradas da empresa gravadas no POS Cloudware; caso pretendas introduzir uma morada diferente, seleciona Endereço específico.
Nos campos do Local de Descarga, deves começar por optar pela emissão de uma Guia Global, sem destinatário determinado, ou pela emissão de uma Guia com destinatário definido. Seleciona a opção Definir destino e introduz a morada de descarga da mercadoria. 
No campo da data e hora de descarga, preenche sempre uma data e hora posterior à data e hora atual, de comunicação do documento; caso contrário, a Autoridade Tributária não devolverá o código de comunicação do documento, que deve acompanhar o transporte da mercadoria.
Por fim, podes optar por incluir ou não os preços na Guia de Transporte, bem como por movimentar ou não stock com o documento de transporte.


Caso pretendas emitir uma Guia de Transporte Global, para as situações em que os destinatários não são conhecidos à altura de saída dos bens, clica aqui.


Para concluir clica em Gravar.


Concluído o preenchimento do documento de transporte, clica em Emitir Documento.


Caso tenhas ativado a opção de comunicação dos documentos de transporte em tempo real, o que recomendamos vivamente, no momento da emissão da guia de transporte é comunicado o documento e impresso o código de comunicação à Autoridade Tributária.


Sabe mais sobre a comunicação de documentos de transporte, clicando aqui.



Emissão de um documento de transporte a partir da app POS Cloudware


O POS Cloudware disponibiliza a app POS Cloudware, que te permite transformar o teu telemóvel num verdadeiro ponto de venda, emitir documentos de transporte e faturar em qualquer lugar, com toda a mobilidade e flexibilidade. 


Para descarregar a app POS Cloudware, clica aqui.



Para emitir uma guia de transporte, começa por adicionar os produtos a transportar.



Concluída a introdução dos produtos e respetivas quantidades, clica em Finalizar.


Aberta a página de configuração do documento, no campo Cliente, pesquisa o cliente destinatário ou cria-o, caso ainda não conste da listagem de clientes no POS Cloudware.



De seguida, no campo Tipo de Documento, seleciona o tipo de documento pretendido - Guia de Transporte ou Guia de Remessa.



No campo Transporte, clica em Especificar e seleciona as outras opções apresentadas. 


Caso pretendas emitir uma Guia de Transporte Global, sem destinatário definido, ativa o botão Não definir destino - Guia Global.
Caso não pretendas mostrar os preços na Guia de Transporte, inativa o botão Mostrar Preços.


Na secção Local de Carga, seleciona a morada de carga no campo Local, ou clica na opção Endereço específico e preenche a morada de carga, caso esta não esteja gravada.  


Preenche a data e hora de carga e a matrícula do veículo de transporte (campo opcional).


Considerando que os documentos de transporte devem ser comunicados à Autoridade Tributária antes do início do transporte, a data e hora a preencher deve ser sempre posterior à data e hora atuais.


De seguida, na secção Local de Descarga, clica no campo Local e seleciona a morada do cliente, ou clica na opção Endereço específico e preenche a morada de entrega, caso esta não esteja gravada.  



Para concluir, clica em Gravar.


Preenchidos todos os campos do documento, clica em Emitir Documento.



Caso tenhas ativado a opção de comunicação dos documentos de transporte em tempo real, o que recomendamos vivamente, no momento da emissão da guia de transporte é comunicado o documento e impresso o código de comunicação à Autoridade Tributária.


Sabe mais sobre a comunicação de documentos de transporte, clicando aqui.




Cláudio Miguel Carneiro

Equipa Cloudware