Centro de Ajuda POS Cloudware

Abrir novo ticket Ver tickets
Bem-vindo
entrar

Como anular ou alterar uma fatura emitida?

Precisa de efetuar uma troca, devolução ou retificar uma fatura? 


O procedimento recomendado passa sempre pela emissão de uma Nota de Crédito. Esta que permite retificar o valor, total ou parcialmente.


Este procedimento é utilizado, maioritariamente, em situações de correção de dados das faturas e de trocas ou devoluções de produtos.


Na emissão de uma Nota de Crédito é obrigatória a indicação do motivo da retificação ou regularização da fatura. Seguem-se alguns exemplos: "Indicação errada do NIF do adquirente na fatura"; "Produto com tamanho errado, cliente pretende efetuar a troca"; "Cliente não gosta do produto, pretende efetuar a devolução".



No POS (ponto de venda), aceda ao menu Documentos e, no canto superior direito da área de trabalho, clique em Documentos.



É aberta a lista de documentos de faturação emitidos, pelo que deve pesquisar a fatura a retificar, utilizando, se necessário, o campo de pesquisa no topo da página, com pesquisa pelo NIF ou nome do cliente.



Aberto o documento, clique na opção Nota de Crédito, nas opções à direita.



Aberta a caixa de emissão da Nota de Crédito, comece por selecionar quais os produtos ou serviços a retificar.


Nos casos de retificação parcial, como o exemplo abaixo, motivada pela devolução de apenas um produto da fatura, selecione apenas esse produto. Nos casos de uma retificação total da fatura, selecione todos os produtos da fatura.


Para uma correta gestão dos stocks, é fundamental que na linha de cada produto a alterar, selecione a operação de stocks a realizar: adicionar (dá novamente entrada em stock do produto), ignorar (não realiza qualquer movimento de stock do produto).


De seguida, preencha o motivo para a emissão da Nota de Crédito e indique se há lugar à Devolução do Valor ao cliente, selecionando a forma de pagamento (em Dinheiro, por Multibanco, por Cartão de Crédito ou por Transferência Bancária) ou se não há lugar a devolução do valor, ficando o valor a crédito do cliente em conta corrente. 


Para concluir, clique em Emitir Nota de Crédito.



João Bonneville

Equipa Cloudware

E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com a sua opinião.