Ao abrigo do Regime de Bens em Circulação, estão obrigados à comunicação de documentos de transporte as empresas que, no ano anterior, tenham tido um volume de negócios superior a 100.000 EUR.


A comunicação dos documentos de transporte deve ser realizada após a emissão do documento e em data e hora anterior ao início do transporte, sendo atribuído pela Autoridade Tributária (AT) o código AT para a circulação dos bens.



A comunicação das guias de transporte à Autoridade Tributária (AT) pode ser realizada através de uma das seguintes formas:

  • Comunicação em tempo real dos documentos de transporte, sendo gerado e impresso automaticamente o código da AT nos documentos;
  • Exportação manual do ficheiro SAF-T de Transportes, na opção de menu Gestão > Autoridade Tributária > Transportes, e submissão do ficheiro no Portal E-fatura.


Deves começar por criar um utilizador específico no Portal das Finanças, com permissões para a comunicação de documentos de transporte. Sabe como, clicando aqui.



Comunicação das guias de transporte em tempo real


Depois da criação do utilizador no Portal das Finanças, e caso pretendas a comunicação dos documentos de transporte em tempo real à AT, deves ativar essa opção no POS Cloudware.


Segue a opção de menu Gestão > Autoridade Tributária > Configurar.



Aberta a página, preenche o código do utilizador e a senha que definiste no Portal das Finanças e clica em Gravar. Por fim, ativa a opção Transportes, na secção Comunicação em Tempo Real.



Sempre que for emitida uma Guia de Transporte, o POS Cloudware comunica automaticamente o documento à AT e imprime o código AT para circulação.



Comunicação manual das guias de transporte por ficheiro SAF-T


Em alternativa, podes optar por exportar o ficheiro SAF-T de Transportes do POS Cloudware e submetê-lo no Portal e-Fatura.


Após a emissão da(s) guia(s) de transporte, deves seguir a opção de menu Gestão > Autoridade Tributária > Transportes e clicar em Exportar.


O botão Exportar só está disponível quando existam documentos de transporte por comunicar.


O ficheiro SAF-T de Transporte é gerado e descarregado para a pasta de Transferências do teu computador.



De seguida, para submeter o ficheiro à AT, deves aceder ao Portal e-Fatura e selecionar a opção de menu Documentos de Transporte > Remetente dos Bens > Enviar Ficheiro.



Deves iniciar a sessão no Portal e-Fatura e seguir os passos indicados para a seleção e envio do ficheiro SAF-T de transporte descarregado do POS Cloudware.


Alertamos para o facto de teres que usar o browser Internet Explorer, uma vez que o e-Fatura utiliza o serviço Java, que deixou de ser suportado em browsers mais modernos.



Sugerimos claramente a comunicação dos documentos de transporte em tempo real a partir do POS Cloudware, pela facilidade e simplicidade do procedimento.



Cláudio Miguel Carneiro

Equipa Cloudware