Abrir novo ticket Ver tickets
Bem-vindo
entrar

Como comunicar uma guia de transporte às Finanças?

Ao abrigo do Regime de Bens em Circulação, estão obrigados à comunicação de documentos de transporte as empresas que, no ano anterior, tenham tido um volume de negócios superior a 100 000€.


A comunicação dos documentos de transporte deve ser realizada após a emissão do documento e em data e hora anterior ao início do transporte, sendo atribuído pela Autoridade Tributária (AT) o código AT para a circulação dos bens.



A comunicação das guias de transporte à Autoridade Tributária (AT) pode ser realizada através de uma das seguintes formas:

  • Comunicação em tempo real dos documentos de transporte, sendo gerado e impresso automaticamente o código da AT nos documentos;
  • Exportação manual do ficheiro SAF-T de Transportes, na opção de menu Gestão > Autoridade Tributária > Transportes, e submissão do ficheiro no Portal e-fatura.


Deve começar por criar um utilizador específico no Portal das Finanças, com permissões para a comunicação de documentos de transporte. Saiba como clicando aqui.



Comunicação das guias de transporte em tempo real


Depois da criação do utilizador no Portal das Finanças, e caso pretendas a comunicação dos documentos de transporte em tempo real à AT, deve ativar essa opção no Cegid Cloudware POS.


Siga a opção de menu Gestão > Autoridade Tributária > Configurar.



Aberta a página, preencha o código do utilizador e a senha que definiu no Portal das Finanças e clique em Gravar. Por fim, ative a opção Transportes, na secção Comunicação em Tempo Real.



Sempre que for emitida uma Guia de Transporte, o Cegid Cloudware POS comunica automaticamente o documento à AT e imprime o código AT para circulação.



Comunicação manual das guias de transporte por ficheiro SAF-T


Em alternativa, pode optar por exportar o ficheiro SAF-T de Transportes do Cegid Cloudware POS e submetê-lo no Portal e-fatura.


Após a emissão da(s) guia(s) de transporte, deve seguir a opção de menu Gestão > Autoridade Tributária > Transportes e clicar em Exportar.


O botão Exportar só está disponível quando existam documentos de transporte por comunicar.


O ficheiro SAF-T de Transporte é gerado e descarregado para a pasta de Transferências do seu computador.



De seguida, para submeter o ficheiro à AT, deve aceder ao Portal e-fatura e selecionar a opção de menu Documentos de Transporte > Remetente dos Bens > Enviar Ficheiro.



Deve iniciar a sessão no Portal e-fatura e seguir os passos indicados para a seleção e envio do ficheiro SAF-T de transporte descarregado do Cegid Cloudware POS.


Alertamos para o facto de teres que usar o browser Internet Explorer, uma vez que o e-fatura utiliza o serviço Java, que deixou de ser suportado em browsers mais modernos.



Sugerimos claramente a comunicação dos documentos de transporte em tempo real a partir do Cegid Cloudware POS, pela facilidade e simplicidade do procedimento.



Cláudio Miguel Carneiro

Equipa Cloudware

E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com a sua opinião.