O POS Cloudware permite a comunicação dos elementos das faturas à Autoridade Tributária por uma das seguintes formas:

  • Comunicação dos documentos em tempo real;
  • Envio mensal automático do ficheiro SAF-T de faturação;
  • Exportação e envio mensal manual do ficheiro SAF-T de faturação.


De relembrar que a comunicação das faturas deve ser efetuada até ao dia 12 do mês seguinte ao da emissão da fatura, de acordo com o n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de agosto, alterado pela Lei n.º 119/2019, de 18 de setembro.



Caso optes pelo envio mensal automático do ficheiro SAF-T de faturação à Autoridade Tributária, o POS Cloudware valida e envia todos os meses, de forma automática, o ficheiro SAF-T de faturação. Este envio é realizado entre os dias 3 e 12 de cada mês, utilizando as permissões de um utilizador previamente criado no Portal das Finanças.


1. Criar utilizador no Portal das Finanças


Acede ao Portal das Finanças e clica em Iniciar Sessão. Insere o NIF da empresa e a respetiva senha de acesso. Para concluir, clica em Autenticar.



No campo de pesquisa, coloca Gestão de Utilizadores e inicia a pesquisa. Em alternativa, clica aqui.



Aberta a página de resultados da pesquisa, na linha da Gestão de Utilizadores, clica em Aceder.



Na página de Gestão de Utilizadores, clica em Criar um Novo Utilizador.



Começa por preencher o nome do utilizador e definir a senha de acesso. 


Caso pretendas permitir que o utilizador possa realizar operações através do telefone, como por exemplo a comunicação de documentos de transporte, ativa a opção Permitir Acesso Telefónico e define o Código de Acesso Telefónico.


Podes igualmente associar o contacto de email do utilizador.



Na lista de operações autorizadas, no final da página, seleciona:

  • WDT - Comunicação de dados de Documentos de Transporte, caso pretendas que o utilizador tenha acesso às tarefas de comunicação das Guias de Transporte; e/ou
  • WFA - Comunicação de dados de faturas, caso pretendas que o utilizador tenha acesso às tarefas de comunicação das faturas e demais documentos de faturação.



Para concluir, clica em Submeter.


É criado um utilizador, que assume a forma [NIFdaEmpresa]/[NúmerodeOrdemdoUtilizador]; no exemplo, 508767776/1.



2. Configurar o utilizador no POS Cloudware e ativar o envio mensal do ficheiro SAF-T de faturação


De seguida, deves configurar o utilizador no POS Cloudware, seguindo a opção de menu Gestão > Autoridade Tributária > Configuração.


Aberta a página, clica em Configurar.



Preenche o utilizador e a senha de acesso que definiste no Portal das Finanças. Para concluir, clica em Gravar.



Por último, no separador Ficheiro SAF-T Mensal, ativa a opção Envio Automático


O POS Cloudware passa a enviar mensalmente, de forma automática, o ficheiro SAF-T de faturação, pelo que não tens que te preocupar em enviá-lo manualmente no Portal das Finanças. Receberá um email sempre que a entrega automática seja efetuada. 


Ao ativares a opção de envio automático do ficheiro SAF-T de faturação mensalmente, recebes um email sempre que a entrega automática do ficheiro no Portal e-Fatura seja efetuada.



Cláudio Miguel Carneiro

Equipa Cloudware