O POS Cloudware permite a comunicação dos elementos das faturas à Autoridade Tributária por uma das seguintes formas:
- Comunicação dos documentos em tempo real;
- Envio mensal automático do ficheiro SAF-T de faturação;
- Exportação e envio mensal manual do ficheiro SAF-T de faturação.
De relembrar que a comunicação das faturas deve ser efetuada até ao dia 12 do mês seguinte ao da emissão da fatura, de acordo com o n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de agosto, alterado pela Lei n.º 119/2019, de 18 de setembro.
Caso optes pelo envio mensal automático do ficheiro SAF-T de faturação à Autoridade Tributária, o POS Cloudware valida e envia todos os meses, de forma automática, o ficheiro SAF-T de faturação. Este envio é realizado entre os dias 3 e 12 de cada mês, utilizando as permissões de um utilizador previamente criado no Portal das Finanças.
1. Criar utilizador no Portal das Finanças
Acede ao Portal das Finanças e clica em Iniciar Sessão. Insere o NIF da empresa e a respetiva senha de acesso. Para concluir, clica em Autenticar.
No campo de pesquisa, coloca Gestão de Utilizadores e inicia a pesquisa. Em alternativa, clica aqui.
Aberta a página de resultados da pesquisa, na linha da Gestão de Utilizadores, clica em Aceder.
Na página de Gestão de Utilizadores, clica em Criar um Novo Utilizador.
Começa por preencher o nome do utilizador e definir a senha de acesso.
Caso pretendas permitir que o utilizador possa realizar operações através do telefone, como por exemplo a comunicação de documentos de transporte, ativa a opção Permitir Acesso Telefónico e define o Código de Acesso Telefónico.
Podes igualmente associar o contacto de email do utilizador.
Na lista de operações autorizadas, no final da página, seleciona:
- WDT - Comunicação de dados de Documentos de Transporte, caso pretendas que o utilizador tenha acesso às tarefas de comunicação das Guias de Transporte; e/ou
WFA - Comunicação de dados de faturas, caso pretendas que o utilizador tenha acesso às tarefas de comunicação das faturas e demais documentos de faturação.
Para concluir, clica em Submeter.
É criado um utilizador, que assume a forma [NIFdaEmpresa]/[NúmerodeOrdemdoUtilizador]; no exemplo, 508767776/1.
2. Configurar o utilizador no POS Cloudware e ativar o envio mensal do ficheiro SAF-T de faturação
De seguida, deves configurar o utilizador no POS Cloudware, seguindo a opção de menu Gestão > Autoridade Tributária > Configuração.
Aberta a página, clica em Configurar.
Preenche o utilizador e a senha de acesso que definiste no Portal das Finanças. Para concluir, clica em Gravar.
Por último, no separador Ficheiro SAF-T Mensal, ativa a opção Envio Automático.
O POS Cloudware passa a enviar mensalmente, de forma automática, o ficheiro SAF-T de faturação, pelo que não tens que te preocupar em enviá-lo manualmente no Portal das Finanças. Receberá um email sempre que a entrega automática seja efetuada.
Ao ativares a opção de envio automático do ficheiro SAF-T de faturação mensalmente, recebes um email sempre que a entrega automática do ficheiro no Portal e-Fatura seja efetuada.
Cláudio Miguel Carneiro
Equipa Cloudware