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Posso ativar o envio mensal automático do SAF-T de faturação às Finanças?

O Cegid Cloudware POS permite a comunicação dos elementos das faturas à Autoridade Tributária por uma das seguintes formas:

  • Comunicação dos documentos em tempo real;
  • Envio mensal automático do ficheiro SAF-T de faturação;
  • Exportação e envio mensal manual do ficheiro SAF-T de faturação.


De relembrar que a comunicação das faturas deve ser efetuada até ao dia 5 do mês seguinte ao da emissão da fatura, de acordo com o n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de agosto.



Caso opte pelo envio mensal automático do ficheiro SAF-T de faturação à Autoridade Tributária, o Cegid Cloudware POS valida e envia todos os meses, de forma automática, o ficheiro SAF-T de faturação. Este envio é realizado entre os dias 1 e 5 de cada mês, utilizando as permissões de um utilizador previamente criado no Portal das Finanças.


1. Criar utilizador no Portal das Finanças


Aceda ao Portal das Finanças e clique em Iniciar Sessão. Insira o NIF da empresa e a respetiva senha de acesso. Para concluir, clique em Autenticar.



No campo de pesquisa, coloque Gestão de Utilizadores e inicie a pesquisa. Em alternativa, clique aqui.



Aberta a página de resultados da pesquisa, na linha da Gestão de Utilizadores, clique em Aceder.



Na página de Gestão de Utilizadores, clique em Criar um Novo Utilizador.



Comece por preencher o nome do utilizador e definir a senha de acesso. 


Caso pretenda permitir que o utilizador possa realizar operações através do telefone, como por exemplo a comunicação de documentos de transporte, ative a opção Permitir Acesso Telefónico e defina o Código de Acesso Telefónico.


Pode igualmente associar o contacto de e-mail do utilizador.



Na lista de operações autorizadas, no final da página, selecione:

  • WDT - Comunicação de dados de Documentos de Transporte, caso pretenda que o utilizador tenha acesso às tarefas de comunicação das Guias de Transporte; e/ou
  • WFA - Comunicação de dados de faturas, caso pretenda que o utilizador tenha acesso às tarefas de comunicação das faturas e demais documentos de faturação.



Para concluir, clique em Submeter.


É criado um utilizador, que assume a forma [NIFdaEmpresa]/[NúmerodeOrdemdoUtilizador], como no exemplo, 508767776/1.



2. Configurar o utilizador no Cegid Cloudware POS e ativar o envio mensal do ficheiro SAF-T de faturação


De seguida, deve configurar o utilizador no Cegid Cloudware POS, seguindo a opção de menu Gestão > Autoridade Tributária > Configuração.


Aberta a página, clique em Configurar.



Preencha o utilizador e a senha de acesso que definiu no Portal das Finanças. Para concluir, clique em Gravar.



Por último, no separador Ficheiro SAF-T Mensal, ative a opção Envio Automático


O Cegid Cloudware POS passa a enviar mensalmente, de forma automática, o ficheiro SAF-T de faturação, pelo que não tem de se preocupar em enviá-lo manualmente no Portal das Finanças. Receberá um e-mail sempre que a entrega automática seja efetuada. 


Ao ativar a opção de envio automático do ficheiro SAF-T de faturação mensalmente, recebe um e-mail sempre que a entrega automática do ficheiro no Portal e-fatura seja efetuada.



Cláudio Miguel Carneiro

Equipa Cloudware

E
Equipa is the author of this solution article.

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