O Cegid Cloudware POS permite a comunicação dos elementos das faturas à Autoridade Tributária por uma das seguintes formas:
- Comunicação dos documentos em tempo real;
- Envio mensal automático do ficheiro SAF-T de faturação;
- Exportação e envio mensal manual do ficheiro SAF-T de faturação.
De relembrar que a comunicação das faturas deve ser efetuada até ao dia 5 do mês seguinte ao da emissão da fatura, de acordo com o n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de agosto.
Caso opte pela exportação do ficheiro SAF-T de faturação do Cegid Cloudware POS e submissão manual do ficheiro no Portal e-fatura, deve proceder mensalmente à comunicação do ficheiro SAF-T até ao dia 12 do mês seguinte ao qual respeita.
1. Exportar o ficheiro SAF-T de faturação do Cegid Cloudware POS
Deve começar por exportar o ficheiro SAF-T de faturação do Cegid Cloudware POS, seguindo a opção de menu Gestão > Autoridade Tributária > SAF-T e clicar no botão Exportar.
Aberta a página de exportação do ficheiro, deve selecionar o ano e o mês pretendido e selecionar uma das ações disponíveis.
A opção Descarregar SAF-T faz o download do ficheiro SAF-T de faturação para o seu computador.
A opção Enviar SAF-T diretamente para a AT permite a submissão do ficheiro SAF-T de faturação à Autoridade, sendo requerida a introdução dos dados do utilizador com acesso ao Portal das Finanças.
A opção Enviar SAF-T para um e-mail envia o ficheiro SAF-T de faturação para o endereço de e-mail introduzido.
2. Submeter o ficheiro SAF-T de faturação no Portal e-fatura
Para submeter o ficheiro SAF-T de faturação, deve aceder ao Portal e-fatura e seguir a opção de menu Faturas > Comerciante > Enviar Ficheiro.
Aberta a página de envio, selecione o ano e o mês e carrega o ficheiro SAF-T, clicando no botão Abrir.
Pode validar o ficheiro, clicando no botão Validar. Posteriormente, clique em Submeter, para enviar o ficheiro para a Autoridade Tributária.
Para a submissão do ficheiro a partir desta página é necessário utilizar um browser compatível (Internet Explorer) e ter o Java instalado.
Cláudio Miguel Carneiro
Equipa Cloudware