O POS Cloudware permite a comunicação dos elementos das faturas à Autoridade Tributária por uma das seguintes formas:

  • Comunicação dos documentos em tempo real;
  • Envio mensal automático do ficheiro SAF-T de faturação;
  • Exportação e envio mensal manual do ficheiro SAF-T de faturação.


De relembrar que a comunicação das faturas deve ser efetuada até ao dia 12 do mês seguinte ao da emissão da fatura, de acordo com o n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de agosto, alterado pela Lei n.º 119/2019, de 18 de setembro.



Caso optes pela exportação do ficheiro SAF-T de faturação do POS Cloudware e submissão manual do ficheiro no Portal e-Fatura, deves proceder mensalmente à comunicação do ficheiro SAF-T até ao dia 12 do mês seguinte ao qual respeita.


1. Exportar o ficheiro SAF-T de faturação do POS Cloudware


Deves começar por exportar o ficheiro SAF-T de faturação do POS Cloudware, seguindo a opção de menu Gestão > Autoridade Tributária > SAF-T e clicar no botão Exportar.



Aberta a página de exportação do ficheiro, deves selecionar o ano e o mês pretendido e selecionar uma das ações disponíveis.


A opção Descarregar SAF-T faz o download do ficheiro SAF-T de faturação para o teu computador.
A opção Enviar SAF-T diretamente para a AT permite a submissão do ficheiro SAF-T de faturação à Autoridade, sendo requerida a introdução dos dados do utilizador com acesso ao Portal das Finanças.
A opção Enviar SAF-T para um email envia o ficheiro SAF-T de faturação para o endereço de email introduzido.


2. Submeter o ficheiro SAF-T de faturação no Portal e-Fatura


Para submeter o ficheiro SAF-T de faturação, deves aceder ao Portal e-Fatura e seguir a opção de menu Faturas > Comerciante > Enviar Ficheiro.



Aberta a página de envio, seleciona o ano e o mês e carrega o ficheiro SAF-T, clicando no botão Abrir.


Podes validar o ficheiro, clicando no botão Validar. Clica em Submeter, para enviar o ficheiro para a Autoridade Tributária.


Para a submissão do ficheiro a partir desta página é necessário utilizar um browser compatível (Internet Explorer) e ter instalado o Java.



Cláudio Miguel Carneiro

Equipa Cloudware