O POS Cloudware permite a comunicação dos elementos das faturas à Autoridade Tributária por uma das seguintes formas:

  • Comunicação dos documentos em tempo real;
  • Envio mensal automático do ficheiro SAF-T de faturação;
  • Exportação e envio mensal manual do ficheiro SAF-T de faturação.


De relembrar que a comunicação das faturas deve ser efetuada até ao dia 12 do mês seguinte ao da emissão da fatura, de acordo com o n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de agosto, alterado pela Lei n.º 119/2019, de 18 de setembro.



Comunicação de documentos em tempo real


Ao ativar esta opção de comunicação, o POS Cloudware comunica cada documento de imediato, após a sua emissão e impressão.


Para que esta comunicação dos documentos possa ser realizada em tempo real, deves começar por criar um utilizador no Portal das Finanças, com as permissões necessárias à comunicação de documentos.


1. Criar utilizador no Portal das Finanças


Acede ao Portal das Finanças e clica em Iniciar Sessão. Insere o NIF da empresa e a respetiva senha de acesso. Para concluir, clica em Autenticar.



No campo de pesquisa, coloca Gestão de Utilizadores e inicia a pesquisa. Em alternativa, clica aqui.



Aberta a página de resultados da pesquisa, na linha da Gestão de Utilizadores, clica em Aceder.



Na página de Gestão de Utilizadores, clica em Criar um Novo Utilizador.



Começa por preencher o nome do utilizador e definir a senha de acesso. 


Caso pretendas permitir que o utilizador possa realizar operações através do telefone, como por exemplo a comunicação de documentos de transporte, ativa a opção Permitir Acesso Telefónico e define o Código de Acesso Telefónico.


Podes igualmente associar o contacto de email do utilizador.



Na lista de operações autorizadas, no final da página, seleciona:

  • WDT - Comunicação de dados de Documentos de Transporte, caso pretendas que o utilizador tenha acesso às tarefas de comunicação das Guias de Transporte; e/ou
  • WFA - Comunicação de dados de faturas, caso pretendas que o utilizador tenha acesso às tarefas de comunicação das faturas e demais documentos de faturação.



Para concluir, clica em Submeter.


É criado um utilizador, que assume a forma [NIFdaEmpresa]/[NúmerodeOrdemdoUtilizador]; no exemplo, 508767776/1.



2. Configurar o utilizador no POS Cloudware e ativar a comunicação em tempo real


De seguida, deves configurar o utilizador no POS Cloudware, seguindo a opção de menu Gestão > Autoridade Tributária > Configuração.


Aberta a página, clica em Configurar.



Preenche o utilizador e a senha de acesso que definiste no Portal das Finanças. Para concluir, clica em Gravar.



Por último, no separador Comunicação em Tempo Real, ativa a opção Faturação


O POS Cloudware passa a comunicar à Autoridade Tributária os teus documentos de faturação em tempo real, ficando imediatamente disponíveis para consulta no Portal e-Fatura. Evitas assim a necessidade de envio do ficheiro SAF-T mensalmente. 


Podes igualmente ativar a opção Transportes, de forma a comunicares à Autoridade Tributária os documentos de transporte em tempo real, imprimindo o código gerado no documento emitido. 


Ao ativares a opção de comunicação em tempo real da faturação, são automaticamente enviadas todas as faturas do mês corrente que já tenham sido emitidas.



Envio mensal automático do ficheiro SAF-T de faturação


Em alternativa à comunicação dos documentos em tempo real, podes optar pelo envio automático do ficheiro SAF-T de faturação mensalmente à Autoridade Tributária.


Ao ativar esta opção de comunicação, o POS Cloudware valida e envia todos os meses, de forma automática, o ficheiro SAF-T de faturação. Este envio é realizado entre os dias 3 e 12 de cada mês, utilizando as permissões de um utilizador previamente criado no Portal das Finanças.


Caso pretendas criar um utilizador no Portal das Finanças com permissões para a comunicação de documentos, consulta as instruções no início deste artigo ou clica aqui.


De seguida, deves configurar o utilizador no POS Cloudware, seguindo a opção de menu Gestão > Autoridade Tributária > Configuração.


Aberta a página, clica em Configurar.



Preenche o utilizador e a senha de acesso que definiste no Portal das Finanças. Para concluir, clica em Gravar.



Por último, no separador Ficheiro SAF-T Mensal, ativa a opção Envio Automático


O POS Cloudware passa a enviar mensalmente, de forma automática, o ficheiro SAF-T de faturação, pelo que não tens que te preocupar em enviá-lo manualmente no Portal das Finanças. Receberá um email sempre que a entrega automática seja efetuada. 


Ao ativares a opção de envio automático do ficheiro SAF-T de faturação mensalmente, recebes um email sempre que a entrega automática do ficheiro no Portal e-Fatura seja efetuada.



Exportação e envio mensal manual do ficheiro SAF-T de faturação


Em alternativa às duas formas de comunicação automáticas acima apresentadas, podes optar pela exportação do ficheiro SAF-T de faturação do POS Cloudware e submissão manual do ficheiro no Portal e-Fatura.


De ressalvar que, sendo esta forma de comunicação manual e, portanto totalmente dependente da tua intervenção, deves proceder à comunicação do ficheiro SAF-T até ao dia 12 do mês seguinte ao qual respeita.


1. Exportar o ficheiro SAF-T de faturação do POS Cloudware


Deves começar por exportar o ficheiro SAF-T de faturação do POS Cloudware, seguindo a opção de menu Gestão > Autoridade Tributária > SAF-T e clicar no botão Exportar.



Aberta a página de exportação do ficheiro, deves selecionar o ano e o mês pretendido e selecionar uma das ações disponíveis.


A opção Descarregar SAF-T faz o download do ficheiro SAF-T de faturação para o teu computador.
A opção Enviar SAF-T diretamente para a AT permite a submissão do ficheiro SAF-T de faturação à Autoridade, sendo requerida a introdução dos dados do utilizador com acesso ao Portal das Finanças.
A opção Enviar SAF-T para um email envia o ficheiro SAF-T de faturação para o endereço de email introduzido.


2. Submeter o ficheiro SAF-T de faturação no Portal e-Fatura


Para submeter o ficheiro SAF-T de faturação, deves aceder ao Portal e-Fatura e seguir a opção de menu Faturas > Comerciante > Enviar Ficheiro.



Aberta a página de envio, seleciona o ano e o mês e carrega o ficheiro SAF-T, clicando no botão Abrir.


Podes validar o ficheiro, clicando no botão Validar. Clica em Submeter, para enviar o ficheiro para a Autoridade Tributária.


Para a submissão do ficheiro a partir desta página é necessário utilizar um browser compatível (Internet Explorer) e ter instalado o Java.



As três formas de comunicação das faturas apresentadas são válidas para o cumprimento da obrigação de comunicação das faturas à Autoridade Tributária, pelo que deves escolher a mais cómoda para ti.


Recomendamos vivamente a opção por uma das formas automáticas de comunicação - comunicação dos documentos em tempo real ou envio mensal automático do ficheiro SAF-T de faturação, por não depender de intervenção manual, evitando-se assim esquecimentos ou desrespeito pelo prazo de comunicação estipulado.


De realçar, por último, que podes alterar a forma de comunicação das faturas no decurso do ano.



Cláudio Miguel Carneiro

Equipa Cloudware