O Woocommerce é uma plataforma criada para os websites Wordpress que permite implementar e gerir facilmente uma loja online. É uma das mais populares soluções para e-commerce.


A integração (plugin) que foi criada permite que sejam emitidas faturas e notas de crédito, relativas às vendas feitas na loja online, de forma 100% automática. No fundo, o objetivo é rentabilizar o teu tempo para que não tenhas que faturar manualmente cada uma das vendas.



Para ativar a integração, segue os passos abaixo.


1. Download do plugin


Deves começar por fazer o download do plugin, clicando aqui

Não é necessário extrair os ficheiros do ficheiro .ZIP.


2. Adicionar o plugin no Woocommerce


No Backoffice do Woocommerce, acede a Plugins > Adicionar Novo e seleciona o ficheiro .ZIP descarregado.


No menu principal vai aparecer a opção Vendus Plugin




3. Copiar a chave API do POS Cloudware


No Backoffice do POS Cloudware, segue a opção de menu Configurações > Integrações > API Cloudware POS, ativa o Acesso API e copia a API Key.




4. Ativar a chave API no Woocommerce


No Backoffice do Woocommerce, clica na opção Vendus Plugin, no menu principal, e cola a chave API.


Por último, seleciona a caixa que pretendes usar no POS Cloudware. Para concluir, clica em Guardar Alterações.


O campo Motivo de Isenção só deve ser preenchido quando aplicável.



Por fim, deves ter em consideração as seguintes notas:


  • A loja online deve ter um ponto de venda (caixa) associado. Sabe como ativar uma caixa (ponto de venda) adicional para a loja online, clicando aqui.
  • Os produtos e serviços são criados automaticamente, no momento de emissão da Fatura.
  • Não é possível a gestão de stocks no plugin, pelo que essa gestão deve ser feita na própria loja online.
  • Deve desligar o modo de formação na caixa (ponto de venda), assim que acabes os testes, de modo a poderes emitir documentos reais. Sabe como, clicando aqui.



Cláudio Miguel Carneiro

Equipa Cloudware