O Woocommerce é uma plataforma criada para os websites Wordpress que permite implementar e gerir facilmente uma loja online. É uma das mais populares soluções para e-commerce.
A integração (plugin) que foi criada permite que sejam emitidas faturas e notas de crédito, relativas às vendas feitas na loja online, de forma 100% automática. No fundo, o objetivo é rentabilizar o seu tempo para que não tenha que faturar manualmente cada uma das vendas.
Para ativar a integração, siga os seguintes passos:
1. Download do plugin
Deve começar por fazer o download do plugin, clicando aqui.
Não é necessário extrair os ficheiros do ficheiro .ZIP.
2. Adicionar o plugin no Woocommerce
No backoffice do Woocommerce, aceda a Plugins > Adicionar Novo e selecione o ficheiro .ZIP descarregado.
No menu principal vai aparecer a opção Vendus Plugin.
3. Copiar a chave API do Cegid Cloudware POS
No backoffice do Cegid Cloudware POS, siga a opção de menu Configurações > Integrações > API Cloudware POS, ative o Acesso API e copie a API Key.
4. Ativar a chave API no Woocommerce
No backoffice do Woocommerce, clique na opção Vendus Plugin, no menu principal, e cole a chave API.
Por último, selecione a caixa que pretende usar no Cegid Cloudware POS. Para concluir, clique em Guardar Alterações.
O campo Motivo de Isenção só deve ser preenchido quando aplicável.
Por fim, deve ter em consideração as seguintes notas:
1. A loja online deve ter um ponto de venda (caixa) associado. Saiba como ativar uma caixa (ponto de venda) adicional para a loja online, clicando aqui.
2. Os produtos e serviços são criados automaticamente, no momento de emissão da Fatura.
3. Não é possível a gestão de stocks no plugin, pelo que essa gestão deve ser feita na própria loja online.
4. Deve desligar o modo de formação na caixa (ponto de venda), assim que acabe os testes, de modo a poder emitir documentos reais. Saiba como, clicando aqui.
Cláudio Miguel Carneiro
Equipa Cloudware