A API Cegid Cloudware POS permite integrar o Cegid Cloudware POS com outros softwares, como por exemplo com lojas online ou CRM, permitindo a emissão de faturas automaticamente, assim que recebe uma nova encomenda ou fecha uma lead, ou sincronizar as informações de clientes, produtos, entre outros.
A utilização da API Cegid Cloudware POS requer conhecimentos técnicos de programação, pelo que este artigo faz alusão a alguns termos técnicos.
Deve começar por ativar a sua conta no Cegid Cloudware POS, de modo a obter uma API Key. Saiba como subscrever o Cegid Cloudware POS, clicando aqui.
Esta API Key é única, intransmissível e identifica o utilizador que efetua os pedidos à API. Por exemplo, se uma fatura for emitida pela API, o seu criador será o utilizador da respetiva API Key. Para saber como criar um novo utilizador, clique aqui.
Para implementar a API, deve aceder ao backoffice e seguir a opção de menu Configuração > Integrações > API Cloudware POS.
No campo Acesso API, deve ativar a integração, sendo disponibilizada a chave no campo API Key.
De mencionar que a API Key identifica o utilizador que procede à ativação nas operações efetuadas pela API. Por exemplo, este utilizador será o autor de uma fatura emitida com esta API Key.
Na secção Documentação, são disponibilizadas as páginas para a documentação API e exemplos de código para implementação.
Documentação: https://www.pos.cloudware.pt/ws/
Exemplo: https://www.pos.cloudware.pt/ws/documents/?api_key=a42ecd2733cbdce69f9b54d8f6f59355
Exemplo Doc: https://www.pos.cloudware.pt/ws/documents.doc
O que permite a API Cegid Cloudware POS?
A API do Cegid Cloudware POS permite operações automáticas de:
- Emissão de documentos;
- Listagem, detalhe e obtenção de documentos em formato .PDF;
- Listagem, detalhe, criação, atualização e eliminação de produtos;
- Listagem, detalhe, criação, atualização e eliminação de clientes;
- Exportação do SAF-T;
- Talões de desconto.
Cláudio Miguel Carneiro
Equipa Cloudware