Precisa efetuar uma troca, devolução ou retificar uma fatura? 


O procedimento recomendado passa sempre pela emissão de uma Nota de Crédito, que permite retificar o valor, total ou parcialmente.


Este procedimento é utilizado, maioritariamente, em situações de correção de dados das faturas e de trocas ou devoluções de produtos.


Na emissão de uma Nota de Crédito é obrigatória a indicação do motivo da retificação / regularização da fatura; seguem-se alguns exemplos: "Indicação errada do NIF do adquirente na fatura"; "Produto com tamanho errado, cliente pretende efetuar a troca"; "Cliente não gosta do produto, pretende efetuar a devolução".



No POS (ponto de venda), deves aceder ao menu Documentos, no canto superior direito da área de trabalho, e clicar em Documentos.



É aberta a lista de documentos de faturação emitidos, pelo que deves pesquisar a fatura a retificar, utilizando, se necessário, o campo de pesquisa no topo da página, com pesquisa pelo NIF ou nome do cliente.



Aberto o documento, deves clicar na opção Nota de Crédito, nas opções à direita.



Aberta a caixa de emissão da Nota de Crédito, deves começar por selecionar quais os produtos / serviços a retificar.


Nos casos de retificação parcial, como o exemplo abaixo, motivada pela devolução de apenas um produto da fatura, deves selecionar apenas esse produto; nos casos de uma retificação total da fatura, deves selecionar todos os produtos da fatura.


Para uma correta gestão dos stocks, é fundamental que na linha de cada produto a retificar, seleciones a operação de stocks a realizar: adicionar (dá novamente entrada em stock do produto), ignorar (não realiza qualquer movimento de stock do produto).


De seguida, deves preencher o motivo para a emissão da Nota de Crédito e indicar se há lugar à Devolução do Valor ao cliente, indicando a forma de pagamento (em Dinheiro, por Multibanco, por Cartão de Crédito ou por Transferência Bancária) ou se não há lugar a devolução do valor, ficando o valor a crédito do cliente, em conta-corrente. 


Para concluir, basta clicar em Emitir Nota de Crédito.



Cláudio Miguel Carneiro

Equipa Cloudware