O POS Cloudware permite a configuração de múltiplas impressoras para impressão dos pedidos à mesa. Por exemplo, podes imprimir faturas numa impressora principal, ao mesmo tempo que imprimes os pedidos à mesa numa impressora na cozinha e os pedidos de bebidas numa impressora no bar. 


A configuração é simples; basta seguir os passos abaixo.


1. Criar cozinha no Backoffice


Começa por criar a cozinha ou o bar no Backoffice, acedendo à opção de menu Configuração > Definições > Lojas e Caixas.


Na linha da Loja / Restaurante, acede ao botão Opções e clica na opção Cozinhas.



Aberta a página, clica em Adicionar Cozinha e atribui um nome e uma descrição ao local. Para concluir, clica em Gravar.


Considera as cozinhas como os locais onde vais colocar as impressoras secundárias para impressão dos pedidos - cozinha, bar ou outro local de trabalho.




2. Associar categorias de produtos à cozinha


De seguida, tens que associar as categorias de produtos à cozinha. Por exemplo, a categoria Bebidas ao Bar e a categoria Pratos à Cozinha. Assim, quando adicionares as impressoras e as associares às cozinhas os pedidos serão impressos no local apropriado.

Acede à opção de menu Gestão > Produtos > Categorias e, na linha da categoria a associar, clica em Editar.



Aberta a página de edição, ativa os Pedidos de Cozinha e seleciona a cozinha onde queres imprimir os pedidos. Para concluir, clica em Gravar.



Repete o procedimento para as demais categorias de produtos a associar.



3. Associar a impressora no POS (ponto de venda) à respetiva cozinha


Para realizar este passo, é necessário que já tenhas instalada a aplicação de impressão Cloudware Dispositivos. Podes fazê-lo, acedendo ao POS, clicando em Impressão > Download Aplicação e instalando o ficheiro descarregado.



Para selecionar, no POS, a impressora que queres utilizar na cozinha, deves aceder ao menu Impressão, no canto superior direito, e clicar em Impressoras e Cozinhas



Aberta a página, clica em Adicionar Impressora e atribui um nome à Impressora, como por exemplo "Impressora de Cozinha". De seguida, seleciona a impressora na lista (caso já esteja instalada) ou indica o endereço I.P. e seleciona, em Localização, a cozinha onde a impressora vai ser utilizada. 



Para concluir, clica em Gravar.  



4. Imprimir pedidos à cozinha


Concluída a configuração, a impressão de pedidos à cozinha é simples e rápida.


Após o registo do pedido à mesa, basta que cliques em Imprimir Pedido, no menu do canto superior direito do ecrã ou logo abaixo da lista do pedido.



É aberto um ecrã, onde podes confirmar o pedido à cozinha e selecionar / anular os produtos que constam do pedido.



Para concluir, basta clicar em Imprimir. É dada ordem de impressão do talão na impressora da cozinha, com os detalhes do pedido.



Cláudio Miguel Carneiro

Equipa Cloudware