A API POS Cloudware permite integrar o POS Cloudware com outros softwares, como por exemplo com lojas online ou CRM, permitindo a emissão de faturas automaticamente, assim que recebe uma nova encomenda ou fecha uma lead, ou sincronizar as informações de clientes, produtos, entre outros. 


A utilização da API POS Cloudware requer conhecimentos técnicos de programação, pelo que este artigo faz alusão a alguns termos técnicos.


Deve começar por ativar a sua conta no POS Cloudware, de modo a obter uma API Key. Saiba como subscrever o POS Cloudware, clicando aqui.


Esta API Key é única, intransmissível e identifica o utilizador que efetua os pedidos à API. Por exemplo, se uma fatura for emitida pela API, o seu criador será o utilizador da respetiva API Key. Para saber como criar um novo utilizador, clique aqui.


Para implementar a API, deve aceder ao Backoffice e seguir a opção de menu Configuração > Integrações > API Cloudware POS.


No campo Acesso API, deve ativar a integração, sendo disponibilizada a chave no campo API Key


De mencionar que a API Key identifica o utilizador que procede à ativação nas operações efetuadas pela API. Por exemplo, este utilizador será o autor de uma fatura emitida com esta API Key.



Na secção Documentação, são disponibilizadas as páginas para a documentação API e exemplos de código para implementação.


Documentação: https://www.pos.cloudware.pt/ws/


Exemplo:https://www.pos.cloudware.pt/ws/documents/?api_key=a42ecd2733cbdce69f9b54d8f6f59355


Exemplo Doc: https://www.pos.cloudware.pt/ws/documents.doc



O que permite a API POS Cloudware?


A API do POS Cloudware permite operações automáticas de:


  • Emissão de documentos;
  • Listagem, detalhe e obtenção de documentos em formato PDF;
  • Listagem, detalhe, criação, atualização e eliminação de produtos;
  • Listagem, detalhe, criação, atualização e eliminação de clientes;
  • Exportação do SAF-T;
  • Talões de desconto.



Cláudio Miguel Carneiro

Equipa Cloudware