Abrir novo ticket Ver tickets
Bem-vindo
entrar

Como posso gerir o stock dos produtos?

O Cegid Cloudware POS permite a gestão rápida e eficiente do stock dos produtos. 


Com o controlo de stocks ativo para os produtos (saiba como ativar o controlo de stocks, clicando aqui), as guias de transporte ou as faturas de venda emitidas e as encomendas a fornecedor ou as faturas de compra registadas vão atualizar automaticamente os stocks dos produtos.



Adicionalmente, pode realizar operações sobre os stocks dos produtos por dois métodos distintos: 

  • Manual, produto a produto ou em bulk;
  • Automático, através de ficheiro .CSV (Excel).


As operações de gestão de stocks disponíveis são:

  • Entrada de stock, quando se pretende adicionar stock ao(s) produto(s), acrescendo ao stock já existente. Sempre que é registada uma encomenda de fornecedor ou uma fatura de fornecedor, na área de Gestão de Compras, e o controlo de stocks esteja ativado para os produtos, é automaticamente realizada a entrada de stock e atualizados os stocks desses produtos.
  • Saída de stock, quando se pretende remover stock do(s) produto(s), reduzindo ao stock já existente. Sempre que é emitida uma Fatura de venda, e caso o controlo de stocks esteja ativado para os produtos, é automaticamente realizada a saída de stock e atualizados os stocks desses produtos.
  • Atualização de stock, quando se pretende atualizar o stock do(s) produto(s), redefinindo o stock existente.
  • Transferir stock, quando se pretende transferir produto(s) para uma loja ou armazém diferentes. A emissão de uma Guia de Transporte, enviando produtos de uma loja/armazém para outra loja/armazém, transfere e atualiza automaticamente os stocks desses produtos.


O Cegid Cloudware POS permite igualmente a partilha de stocks entre lojas/armazéns. Saiba como configurar o stock partilhado, clicando aqui.



Gestão de stocks manual produto a produto


Caso pretenda realizar operações de gestão de stock manuais sobre um produto, deve seguir a opção de menu Produtos > Produtos e, na linha do produto pretendido, clicar sobre a Referência ou Nome ou aceder ao botão Opções e clicar em Detalhe.



Aberta a página do produto, na secção Stock, deve clicar no botão Gerir Stock, na linha da loja que pretende atualizar.



A página de gestão do produto para o local selecionado apresenta o histórico de movimentos de stocks para consulta.


Estão igualmente disponíveis os botões de Movimentar Stock, Alterar Stock Mínimo e Consultar Stock Total.



As opções de movimentação de stock manuais estão disponíveis por clique no botão Movimentar Stock



Estão disponíveis as operações de Adicionar Stock, Remover Stock, Transferir Stock e Atualizar Stock.



A operação Adicionar Stock dá entrada de stock manual do produto, acrescendo ao stock já existente.


De ressalvar que sempre que é registada uma encomenda de fornecedor ou uma fatura de fornecedor, na área de Gestão de Compras, é automaticamente realizada a entrada de stock e atualizados os stocks desses produtos.


Deve preencher a quantidade a dar entrada e preencher o campo de justificação do movimento. Para concluir, clique em Adicionar Stock.

   


A operação Remover Stock dá saída de stock do produto, reduzindo ao stock já existente. Registo aplicável, por exemplo, a situações de perdas, quebras, furtos ou sinistros.


De mencionar que sempre que é emitida uma Fatura de venda, é automaticamente realizada a saída de stock e atualizados os stocks desses produtos.


Deve preencher a quantidade de saída e preencher o campo de justificação do movimento. Para concluir, clique em Remover Stock.



A operação Transferir Stock permite transferir o produto para uma loja ou armazém diferentes.


De referir que a emissão de uma Guia de Transporte, enviando produtos de uma loja/armazém para outra loja/armazém, transfere e atualiza automaticamente os stocks desses produtos.


Deve selecionar o movimento pretendido - Transferência de Stock ou Receção de Stock,  identificar o local - loja ou armazém, a quantidade e preencher o campo de justificação do movimento. Para concluir, clique em Transferir Stock.



A operação Atualizar Stock permite acertar a quantidade em stock do produto.


Deve introduzir a quantidade em stock do produto a considerar e preencher o campo para a justificação do movimento. Para concluir, clique em Atualizar Stock.




Para definir ou alterar o stock mínimo do produto, clique no botão Alterar Stock e preencha a quantidade mínima. Para concluir, clique em Alterar Stock Mínimo.


É ativado o alerta no POS e no backoffice, sempre que o stock atinja a quantidade definida.




Para consultar o stock em todos os locais - lojas e armazéns, clique em Consultar Stock Total.




Gestão de stocks manual em lote


Caso pretenda realizar operações de gestão de stock manuais sobre vários produtos, deve seguir a opção de menu Produtos > Produtos, aceder ao botão Mais e clicar em Stock - Atualização em Bulk.



Comece por selecionar a loja ou armazém onde pretende realizar as operações de stocks, no campo Loja/Armazém.


De seguida, linha a linha, selecione o Produto, indique a quantidade e o tipo de operação a realizar - Entrada de Stock, Saída de Stock ou Atualização de Stock e preencha o campo de Observações, indicando a justificação do movimento.



Para concluir, clique em Gravar.



Gestão de stocks automática, a partir de ficheiro .CSV


Em alternativa, pode atualizar os stocks dos produtos utilizando o ficheiro .CSV (Excel). Para consultar as instruções, clique aqui.



Cláudio Miguel Carneiro

Equipa Cloudware

E
Equipa is the author of this solution article.

Esta resposta foi útil? Yes No

Send feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com a sua opinião.